terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

ADEUS À SHIRLEY TEMPLE, A MENINA PRODÍGIO DE HOLYWOOD



Faleceu nessa segunda-feira, dia 10 de fevereiro, a atriz e embaixadora SHIRLEY TEMPLE, a atriz mirim mais famosa de todos os tempos.

Ela estava com 85 anos e, segundo comunicado, morreu de causas naturais em sua casa, em Woodside, Califórnia (EUA), rodeada pela família. 
O texto diz: "Nós a celebramos por uma vida de realizações notáveis como atriz, diplomata e como nossa amada mãe, avó e bisavó, e adorada mulher, por 55 anos, do falecido e saudoso Charles Alden Black."

Shirley Temple nasceu em Santa Mônica, Califórnia, em 23 de abril de 1928.

Em 1931, com apenas três anos, já tinha aulas de dança e foi contratada para participar de vários curtas chamados Baby Burlesks, que parodiavam astros e estrelas adultos, como Marlene Dietrich.
Seu primeiro filme (longa) foi Red Haired Alibi, de 1932, onde interpretou Gloria Shelton. Ela tinha quatro anos de idade.

Com seu sorriso angelical, seus cachinhos perfeitamente modelados, ela cantava e dançava. Logo, se tornou a criança prodígio do cinema, atuando ao lado de importantes nomes como Alice Faye. 

Em 1935, ganhou um Oscar especial por seu trabalho, o primeiro baby Oscar. A estatueta tinha a metade do tamanho original. O prêmio era dado a artistas mirins que se destacavam, já que não concorriam com os astros adultos.

Ela foi, também, a salvadora da Fox e do público na época da Grande Depressão. 

O presidente Franklin D. Roosevelt lhe agradeceu "por ter feito a América atravessar a Grande Depressão com um sorriso".

Entre 1935 e 1938, Shirley Temple foi campeã de bilheteria nos Estados Unidos, estando à frente de astros como Clark Gable, Bing Crisby, Robert Taylor, Gary Cooper e Joan Crawford.

Quando chegou à adolescência e idade adulta, seus filmes começaram a rarear.
Seu último filme de sucesso foi A Kiss for Corliss, de 1949.
De 1931 a 1961, ela estrelou 14 curta-metragens e 43 longas-metragens.
Em 1960, ela ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Em 1992, foi homenageada pelo National Board os Review. Em 2006, recebeu um prêmio especialpelo conjunto da obra do Sindicato de Atores dos Estados Unidos (SAG).

Ela se casou aos 17 anos, com Jack Agar, um soldado. O casamento durou quatro anos e tiveram uma filha em 1949, Linda Susan. Em 1950, ela se casou com Charles Black, antigo oficial da marinha, e tiveram dois filhos Charlie Jr. e Lori.

Sirley Temple também era diplomata.



Aqui, Shirley Temple ao lado do grande sapateador Bill Bojangles Robinson
em "The Little Colonel" (1935).






Shirley Temple em Curly Top, de 1935.

















Fontes
http://doctormacro.com/
http://pt.wikipedia.org/
http://g1.globo.com/








2 comentários:

  1. É a vida! E ela nos deu muitas alegrias e eterneceu o coração de muitos adultos com suas notáveis atuações. Siga em Paz Shirley!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...