quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ELSIE HOUSTON (70 ANOS DE SAUDADE)




Há 70 anos, em um sábado, 20 de fevereiro de 1943, falecia a grande cantora e pesquisadora de folclore 
ELSIE HOUSTON.

Filha de uma carioca (Arinda Malta Galdo) e de um norte-americano (James Houston), Elsie nasceu no Rio de Janeiro em 22 de abril de 1902. Por parte de pai, ela era descendente de Sam Houston, politico de importância na independência do Texas. Sua mãe era descendente de portugueses e seu pai era um dentista nascido no Tennessee que em 1892 veio morar no Brasil (RJ).

Ela (que era a filha do meio) e suas irmãs, Celina (a mais velha) e Mary (a caçula), foram criadas em um clima familiar feliz e cultural. Entre livros, amigos e passeios, a jovem Elsie ia desenvolvendo sua sensibilidade artística. Em várias fotografias do acervo Lívio Xavier (seu melhor amigo), podemos vê-la alegre e descontraída, em Niterói, almoços, e nos cursos de canto que fez no exterior (em Buenos Aires e Argentina). 

Já falamos e ainda falaremos mais sobre a rica carreira de Elsie Houston.

Ela, que foi uma das cantoras pioneiras na pesquisa e divulgação do folclore, teve uma bem sucedida carreira pela Europa e EUA. Porém, em 22 de fevereiro de 1943, provavelmente em meio a uma depressão, ela pôs fim a sua vida, através de vários barbitúricos. 

Amiga de Manuel Bandeira, Mário de Andrade, Heitor Villa Lobos, Patrícia Galvão (Pagú), Vera Janacopulos... Elsie estava bem inserida em um meio artístico de alto nível internacional.
Sua obra ainda hoje encanta e causa admiração às novas gerações que se propõem a conhecê-la.



Côco Dendê Trapiá - Ai, Sabiá da Mata
Cocos do Norte de motivo popular em arranjo de Elsie Houston Péret
Gravados por Elsie Houston Gaó, Zezinho, Jonas e Chaves
Disco Columbia 7.050-B, matriz 380885-1
Lançado em 1930




Filme de 1942 sobre o carnaval brasileiro, onde Elsie aparece.









Agradecimento ao Arquivo Nirez (foto e músicas de Elsie)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...