sexta-feira, 10 de agosto de 2012

JORGE E NORMA

O dia 10 de agosto marca o nascimento de duas figuras importantes no mundo da cultura JORGE AMADO e NORMA SHEARER.




JORGE AMADO



Jorge Amado



Há 100 anos, em 10 de agosto de 1912, nascia o escritor baiano Jorge Amado.
Autor de inúmeros sucessos como, Tereza Batista cansada de guerra, Mar Morto, Dona Flor e seus dois maridos, ABC de Castro Alves, entre outros, ganhou fama mundial merecidamente por seu talento e estilo únicos. Atualmente, seu romance Gabriela, cravo e canela está sendo exibido em forma de telenovela na Rede Globo de televisão, em uma adaptação feita pelo dramaturgo Walcyr Carrasco. A atriz Juliana Paes dá vida à Gabriela. Trata-se da segunda adaptação do romance, a primeira exibida em 1975 trazia a atriz Sônia Braga como a protagonista e foi adaptada por Walter George Durst. Em ambas adaptações o título se manteve apenas como Gabriela.





NORMA SHEARER



Norma Shearer



Em 10 de agosto, porém, em 1902, nascia a atriz canadense Norma Shearer. 
Norma foi uma das grandes estrelas de Hollywood, atingindo o ápice de sua carreira em meados dos anos 30. Foi casada com o produtor Irving Thalberg, que era o braço direito de Luis B. Mayer, 
o diretor da MGM, o todo poderoso de Hollywood.
Oriunda do cinema mudo, ela foi uma das poucas atrizes que continuou carreira no cinema falado, chegando a ser a Primeira Dama das Telas. Isso se devia, em parte ao seu casamento com Thalberg, mas, também por seu carisma e elegância. Em 1930, recebeu um Oscar por seu desempenho em A Divorciada. Ainda receberia cinco indicações. Imortalizou personagens como Julieta em Romeu e Julieta, onde contracena com Leslie Howard. Mas uma de suas magníficas atuações seria em Maria Antonieta, onde ela interpreta a rainha da França. A produção recriou com perfeição o luxo de Versailles e Norma, ao lado de Robert Morley e Tyrone Power nos faz encantar e emocionar.
Era considerada a Rainha de Hollywood.








Para os dois, uma pequena homenagem na voz de Dorival Caymmi.



É Doce Morrer no Mar
Toada da autoria de Jorge Amado e Dorval Caymmi
Gravada por Dorival Caymmi em 03 de outubro de 1941 e lançado nesse mesmo mês
Disco Columbia 55.304-A, matriz 461-2
Dorival se acompanha ao violão











Um comentário:

  1. Grandes estrelas que passaram pela terra hoje brilham no céu!!!!
    Assisti o Filme Maria Antonieta, lindo em preto e branco na TV, atuação brilhante da atriz o qual qualquer um se emociona com a personagem Maria Antonieta.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...