quarta-feira, 16 de maio de 2012

A ARTE DEFENDENDO A NATUREZA

Ao cair da tarde do dia 06 de maio de 2012, um bonito domingo, à bela paisagem da Beira Mar de Fortaleza uniram-se vários cidadãos conscientes e preocupados. Estavam ali para protestarem contra o novo Código Florestal. Mas, não era uma manifestação comum. Quem passava pelo grupo via crianças desenhando, pais e mães elaborando cartazes, intervenções teatrais, boa música... Enfim, um evento cultural visando chamar a atenção das pessoas aos prejuízos que a mudança pode causar em nossa natureza.

Quem fazia sua caminhada parava alguns instantes ou diminuía o passo para conferir os cartazes e conversar com os organizadores. Todos gostaram do evento que teve o clímax em uma grande ciranda, formada por todos que lá estavam e os que iam se chegando. 


Beira Mar, Fortaleza, 06 de maio de 2012. Foto de Gustavo Portela

Beira Mar, Fortaleza, 06 de maio de 2012. Foto de Gustavo Portela

Uma nova manifestação está programada para o próximo dia 20 de maio, domingo. Nesse novo encontro, haverá ainda mais cultura, com show da cantora e atriz Andréa Piol, do músico Gustavo Portela, fora outros atrativos ligados à arte e em conscientização ao destino de nossa natureza.

Convite ao próximo encontro.

Vamos conferir uma entrevista com a atriz Tatiana Conde e um vídeo feito com os artistas. Foi Tatiana quem primeiro teve a idéia de fazer um protesto aliado à cultura aqui em Fortaleza. Fazendo contatos com demais pessoas interessadas no assunto, ela vem conseguindo ampliar a exposição de idéias em favor da proteção ambiental.

Os atores Jadeilson Feitosa, Tatiana Conde e César Borges.
Foto de Gustavo Portela.

Como surgiu a idéia de fazer uma manifestação alertando as pessoas sobre as mudanças do novo Código Florestal? 

A ideia da manifestação nasceu de conversa entre amigos.No Facebook, pude perceber quanta gente estava insatisfeita com esse novo Código Florestal. Daí pensei: por que não vamos pra rua? Mostrar nossa indignação?A Flor, uma amiga daqui comprou a ideia na hora e começamos a organizar.Tudo muito simples, pois não pertencemos a nenhum partido ou organização. Foi tudo no boca a boca mesmo. As pessoas foram surgindo e fizemos uma manifstação linda.

Você teve a ideia pioneira aqui em Fortaleza. Como vê o sucesso da divulgação, as pessoas aderindo ao evento? 

Muita gente tem se posicionado contra o novo Código Florestal.O que fizemos foi só reunir as pessoas. Acho que se tivermos mais espaço pra divulgação, vai haver muito mais adesão. O assunto é sério, diz respeito a todos nós. Espero que essa segunda manifestação tenha uma resposta ainda melhor.


A manifestação do dia 06 foi um encontro onde a conscientização estava de mãos dadas com a cultura. No próximo dia 20 essa união estará maior. Você acha que essa é uma forma mais eficaz de chamar a atenção das pessoas?

Sempre acho que a cultura está intimamente ligada á educação. 
Elas andam de mãos dadas. 
Uma manifestação se torna mais rica com a presença de artistas. 
Vamos ter música, artes plásticas, moda, teatro...tudo isso unido à informação. Quem não sabe ainda sobre o assunto vai poder ler nos cartazes o que esse novo código significa. Enfim, tentamos unir forças e fazer uma manifestação pacífica, porém forte. 


Quais as chances da Presidente Dilma Rousseff vetar o novo Código Florestal?

Sou otimista...rsrsrs...acho que as chances são grandes. Existe muita pressão pra Dilma vetar.
E não só dentro do Brasil. Hoje o mundo está todo ligado, de olho nas decisões que se tomam. 
O mundo precisa desse veto.


De que forma as pessoas tem encarado a manifestação?

As pessoas tem encarado de uma forma positiva. Sinto que ainda existe muita falta de informação, e em alguns casos, até indiferença sobre o assunto. Acho que tem gente que ainda não percebeu que essa decisão afeta cada um de nós,sem exceção.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...