sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

UMA RARA FOTO DE CARMEN MIRANDA

Instituto Nacional de Música, Janeiro de 1929.
Sentadas, da esquerda para direita, Aurora e Carmen Miranda.
Nesse dia, Carmen fez sua primeira apresentação como cantora.





Por volta de 1992, eu já frequentava o Arquivo Nirez com assiduidade.

Lembro que, aos 16 anos, preferia ir aos sábados a noite fazer minhas pesquisas.
 
Em uma dessas visitas, há 20 anos, encontrei uma foto interessante. 
A legenda só mencionava o compositor Ernesto Nazareth, mas, eu pude identificar aquele sorriso inconfundível. 

Era ela, Carmen Miranda, com sua irmã Aurora, ao lado. Ambas muito jovens, Aurora ainda adolescente. Logo, constatei que era um registro antes da fama de Carmen.
 
Sempre tive um carinho por essa fotografia.  Em artigos, seminários e palestras feitas ao logo dos anos, ela figurava vez ou outra entre meus textos. Foi assim no começo da década de 2000, quando publiquei meu artigo A Outra Carmen Miranda na revista virtual Visão Real, ela era a primeira foto a aparecer.

No dia 05 de agosto de 2005, no dia que se completou cinquenta anos de morte da cantora, apresentei um artigo no jornal O Povo, de Fortaleza, também ilustrado com essa foto. 

Nessa época, eu ainda estudava jornalismo.
 
Hoje, trago-a novamente para mais uma homenagem à Carmen Miranda e, também, mostrar as muitas curiosidades que possui o Arquivo Nirez. Como vocês sabem, utilizo sempre dados de meu acervo e do Museu Cearense de Comunicação (o Arquivo Nirez), mostrando, dessa forma, as curiosidades musicais que se encontram aqui na cidade de Fortaleza.

Ainda voltarei com essa foto e mais detalhes sobre esse dia de janeiro de 1929.





Marcelo Bonavides no Arquivo Nirez





Matéria no jornal O Povo, dia 05 de agosto de 2005, com o título de Nos Tempos de Carminha:


































3 comentários:

  1. Muito interessante a foto por ser rara, aliás vivos na foto acho que só aqueles dois garotos atrás da carmem e de sua irmã, achei curioso a moça de cabelo curto já que elas usavam cabelos todos ondulados, acho divertido ver estas fotos antigas é uma volta no tempo, e ainda mais para nós que viemos muito tempo depois de tudo isto.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria que minha tia de BH estivesse bem e lúcida para que ela pudesse entrar neste blog, pois ela viveu esta época, hoje ela tem quase 95 anos, mas infelizmente não está mais lúcida para ver e mecher no computador, ela começou a se familiarizar com o computador com 80 e poucos anos, ela mesmo quiz. E ela adora coisa antigas e fotos e modas e coisas deste tipo, foi professora.

    ResponderExcluir
  3. Que bacana, Jean. 95 anos, ela viveu esse tempo de ouro. Será que ouvindo as gravações ela não lembraria de algo?
    Pelo que você falou, eu e ela temos os mesmos gostos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...